quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Primeiro Hotel de Torres


Fonte: Acervo João Barcelos


Para quem conhece um pouco da História de Torres, já ouviu falar, ou fala, que o primeiro hotel a estabelecer-se no balneário, foi o famoso “Hotel Picoral”, também conhecido como o empreendimento: “Balneário Picoral” (Como era grafado em sua fachada). Mas como mostra este importante registro fotográfico, em São Domingos das Torres tiveram outros hotéis e pensões antes do famoso hotel citado anteriormente. Era o Hotel Familiar, estabelecido na Rua de Baixo (Rua Júlio de Castilhos), perto de onde está hoje, a escola São Domingos, e pertenceu ao italiano Adolpho Guilloux. De acordo com meu saudoso amigo João Barcelos, que se dedicou na pesquisa de nossa cidade, já no alvorecer do século XX, exatamente em 1901, já existia o hotel na pequena vila, além de 120 casas, umas três casas comerciais, uma estação telegráfica, uma agência de correio e uma escola pública.
Caixeiros viajantes e tropeiros eram quem mais se hospedavam lá, e, raramente, políticos e turistas. Mas foi ali, comprovadamente, que os primeiros visitantes pagaram as primeiras diárias na vila, a contento do intendente Coronel Pacheco, que queria desenvolver o turismo da praia, até então, muito desconhecida.
Na imagem, da década de 1910, podemos comprovar o perfil dos hóspedes em frente ao hotel, trajando roupas típicas da época, com suas mulas encilhadas, que tanto percorreram nossas terras desbravadas por seus antepassados vindos de Biaça (Laguna). Outro detalhe é que a estação do ano do momento do registro, deveria de ser outono ou primavera, pois todos estavam vestindo casacos. Vemos várias crianças perto de uma das portas, com seus chapéus, de uso muito comum naquele período. E claro, além de curiosos nas janelas e uma figura, entre as portas, com uma pose de autoridade. Uma das personalidades que se hospedou no Familiar, era o telegrafista catarinense Bernardino de Senna Campos, muito conhecido na História de Araranguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário