Memorial da Escola Cenecista - Torres

Histórico da Escola


        A extinta Escola Técnica Cenecista Prof. Durbam Ferraz Ferreira, teve o seu ato de fundação em 08 de outubro de 1967. Na ocasião da solenidade foi então reconhecida como Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. Marcou presença, entre outras autoridades, na solenidade o Sr. Romildo Bolzan, então Presidente da Seção Estadual do CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) do Rio Grande do Sul.
Na ocasião ficou determinado o funcionamento do Educandário para o ano de 1968 com o nome de Colégio Comercial de Torres.
        Em 10 de outubro de 1967, na então Escola Técnica Prof. Justino Tietboehl (atualmente a Escola possui o mesmo nome), local onde funcionara o Educandário por alguns anos, ficou escolhido o diretor pelo Conselho da Escola, ficou nomeado então Sr. Prof. Durbam Ferraz Ferreira.
Já no ano de 1973, o Educandário enfrentando problemas de espaço físico para atender aos seus alunos, transfere-se da Escola Técnica Prof. Justino Tietboehl, para o Centro Educacional São Domingos.





       O ano de 1980 foi cedido ao então Colégio Comercial de Torres, pela prefeitura do mesmo município, o prédio localizado no Morro do Farol, até então, onde funcionara a escola estadual Marcílio Dias. Neste período o ano letivo da instituição iniciou-se com o nome de Escola Cenecista de 2º Grau de Torres.

       Em 1982, a Escola recebe outro nome, passou a chamar-se Escola Cenecista de 2º Grau  José  Anchieta.

      Devido ao trabalho desenvolvido por esta Instituição, desde sua presença em nossa comunidade, esforços para que tal sonho se realizasse, foi no ano de 1995 que o Conselho Comunitário da época decidiu realizar uma homenagem para esta pessoa que tanto contribuiu e engrandeceu nossa Instituição, homenageando o nosso primeiro diretor; a escola passou então, a chamar-se Escola de 2º Grau Professor Durban Ferraz Ferreira.




          Os alunos da CNEC -  Torres nunca são esquecidos, por mais que os anos passem. Desde sua fundação, as formaturas sempre foram marcadas como uma conquista da família cenecista.

 

      A CNEC Torres sempre participou dos eventos da comunidade. Nesses registros fotográficos de 1968, observa-se o tradicional desfile da Semana da Pátria, onde destacava-se a banda marcial formada pelos alunos da escola, muito esperados pelos torrenses e veranistas que lotavam as ruas do centro da cidade. Na fotografia de cima observa-se os alunos da Rua Barão do Rio Branco, onde hoje encontra-se a Casa do Turista, na parte de baixo da mesma dois alunos carregam uma faixa com a frase: "Melhores técnicos por um Brasil melhor"; desde então a Escola Cenecista cumpre com o compromisso de formar excelentes profissionais na comunidade torrense e região.


Galeria de Foto

Click em cima das fotos para ampliar a imagem






















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário