domingo, 31 de março de 2013

Veranista Ilustre




Sabe-se que Torres iniciou seus serviços balnear com a maioria dos veranistas vindos de Porto Alegre, e um dos s
eus primeiros “aventureiros” que veranearam na vila foi esse senhor ao centro da foto, com a barba bem característica dos senhores do começo do século XX. A imagem nos mostra um dia de praia  do vice-presidente da Província do Rio Grande do Sul com seus familiares, o Dr. Protásio Alves, médico que se dedicava a erradicação de doenças como a febre amarela; e para tanto mapeou as fronteiras do estado no lombo de um cavalo. Esse reconhecimento do território gaúcho fez com que esse aventureiro chegasse a Torres pela primeira vez no despertar do século XX.  Foi paixão à primeira vista. Inicialmente em suas estadas, o então secretário da saúde, se hospedava no recém inaugurado, Hotel Picoral, e em 1916  construiu um chalé na Rua de Cima (José A. Picoral), enfrente ao Salão do Picoral, onde encontra-se atualmente o prédio que é um condomínio que leve o seu nome. Os banhos de mar eram normalmente feitos na Praia Grande, local deste belíssimo registro fotográfico. E no detalhe se percebe a presença, além de outros familiares, a sua esposa, Dona Geralda, os netos Taso  e Túlio. A mulher afrodescendente, provavelmente, poderia ser a babá dos meninos,  além de um cão companheiro.
O ilustre veranista, convidava vários portoalegrenses para conhecer as belezas de São Domingos das Torres, além de estimulá-los a praticar a balnearioterapia, que consistia num tratamento na água salgada. Esta prática era um costume da Grécia Antiga trata enfermidades como: Sinusite, insuficiência cardíaca, reumatismo, bronquite, entre outras.
Abaixo vemos a fotografia do chalé supracitado, com o anfitrião trajando um terno branco com chapéu preto, a sua frete a sua esposa, familiares e vários amigos e convidados que frequentavam o chalé com estilo europeu, colaborando com o glamour da praia proposta por Picoral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário