segunda-feira, 22 de abril de 2013

As Carrocinhas da Praia



Fonte: Acervo digital Casa de Cultura de Torres




Fonte: Acervo Domingos Matos

   Estas fotografias das décadas de 1940 a 1980, mostram o interesse dos pais em registrar seus filhos ainda crianças para a posteridade. Para  os fotógrafos profissionais era comum elaborar a legenda: "lembrança”, como é o caso de dois dos  registros fotográficos aqui postados.  A maioria das fotografias registram o momento de  crianças que veranearam ou moraram em Torres nesse período. Era comum se ver as carrocinhas puxadas por cabras e bodes utilizadas por fotógrafos ambulantes, que ganhavam algum dinheiro fotografando crianças; mas algumas crianças torrenses elaboravam essas carrocinhas para também ganhar um dinheiro no aluguel das mesmas.  Como é caso dos irmãos Domingos e Enedir Matos (foto ao lado). Observamos aí a diferença social entre muitos torrenses e os veranistas, como também mostra a foto na Rua José A. Picoral de 1949 (abaixo).



Fonte: Acervo do autor

    Também podemos constatar olhando a foto abaixo, um número considerável de carrocinhas que  disputavam o espaço na Rua de Cima ( Rua José A. Picoral). Circulavam, além da praia, perto dos principais hotéis, em pontos estratégicos como na esquina em frente ao Hotel Cruzeiro, ou como na outra foto abaixo nos gramados da Praia Grande ou Prainha. Imagina-se a euforia dessas crianças, de um lado para usufruir das miniaturas que chamavam a atenção infante, e do  outro, da possibilidade de faturar e garantir o dia. Diga-se de passagem, a economia de Torres era muito precária, portanto existiam muitas famílias desprovidas de numerários, quando as crianças ou adolescentes, que se envolviam nesta prática, ganhavam umas moedas, a "festa" estava garantida. 

Fonte: Acervo digital Casa de Cultura de Torres


Fonte: Acervo digital da Casa de Cultura de Torres
  Nessa foto acima, do ano de 1943, estão na carrocinha os irmãos Marilu Marcus Martins de Lima, filhos de Paulo  Martins de Lima e Lucia Martins de Lima, casal que a partir de 1936 frequentavam o balneário, portanto um dos veranistas mais tradicionais da "Mais Bela". Esse local é perto da sua casa de veraneio da família, na Prainha. O senhor Oscar Martins de Lima, irmão dos protagonistas da foto, em um depoimento, mencionou que fora da temporada as cabras tinham outra função,  que era de aparar toda a grama que fosse possível, principalmente no Morro do Farol, onde ficavam até que fossem requisitadas para  a rotina das carrocinhas. Para que elas não invadissem os quintais das casas no sopé do morro, os moradores se obrigavam a colocar cercas anti-cabras.   
      As carrocinhas já não exitem mais, ficou na saudade, que podemos saciá-la com estas imagens. mas na década de 1980 ainda encontrávamos na Praia Grande, como vemos no registro abaixo de 1981, onde estão posando para a câmera fotográfica, os primos Lucas Martinato Wiltgen e Flávia El-Andari. Ou ainda, na outra foto, em 1983, com a menina Paula Natira Martins Matos na Praia Grande. Felizes num dia inesquecível, em tempos onde simples passeios de carrocinha marcavam momentos para o resto da vida, Hoje! só se for em um parque temático; são os novos tempos.
Fonte: Acervo de Kareen Martinato

Fonte: Acervo de Paula Natira 

Fonte: Acervo João Barcelos





Nenhum comentário:

Postar um comentário