terça-feira, 2 de abril de 2013

Aviação em Torres




 Fonte: Acervo Luiz Gonzaga Inácio
Esta belíssima máquina voadora que vemos neste registro fotográfico, trata-se de um hidroavião da VARIG amerissado no Porto do Estácio na Lagoa da Itapeva. Atualmente vemos muitas atividades aéreas em nosso município, desde balões, devido ao sucesso do nosso festival, “paragliders” no Morro do Farol, paraquedas, helicópteros e aviões que utilizam o Aeroporto Regional, entre outras modalidades. Mas isso não é novidade para Torres, pois conforme o historiador Ruschel, a partir de 1922, já existia trânsito aéreo na vila torrense. Em setembro do mesmo ano, saíram do Chile, dois pilotos que tinham como missão chegar ao Rio de Janeiro e entregar uma mensagem de felicitações pelo centenário da independência ao presidente da República do Brasil. Devido ao mau tempo, a rota dos aventureiros mudou, e eles pousaram na Praia Grande. O povo torrense recepcionou-os com banda musical e discurso do intendente Coronel Pacheco. Rendeu uma festança no armazém do Balbino de Freitas. Depois disso, em 1928 começou a ponte aérea Porto Alegre – Torres. Isso mesmo, nossa vila foi contemplada com a segunda linha aérea comercial da história da VARIG, uma das primeiras do país. Tal atividade foi devido à procura do balneário pelas famílias mais abastadas da capital, além de políticos, como o presidente da Província, Getúlio Vargas. Os aparelhos se chamavam "Atlântico" e "Gaúcho", e um dos pilotos mais conhecidos pelos torrenses era o aviador da Primeira Guerra Mundial, Werner Von Klausbruch.
No detalhe da fotografia acima ´que podemos observar duas pessoas de pé (não identificadas) fazendo suas belas poses em cima, do que podemos mencionar, avanço tecnológico do começo do século XX. Também podemos ver ao fundo, duas embarcações aportadas em frente a uma edificação, era o armazém que servia de estoque de cargas a espera do seu transporte. podemos ver também, mesmo que minúsculo, o movimento de pessoas elaborando suas tarefas nas mesmas embarcações.
Na sequência, na foto abaixo, podemos ver em outro momento, o hidroavião manobrando para seguir viagem à capital gaúcha com o olhar atento de quatro pessoas à beira da lagoa e perto de uma das embarcações da navegação lacustre. Obrigado Zaga, por “garimpar” essa maravilha que relembra momentos importantíssimos da História de Torres.
Fonte: Acervo Luiz Gonzaga Inácio


2 comentários:

  1. Olá,Jaime. Estou pesquisando sobr eo Porto dos Estácio, nas décadas de 30/40. Tens algum registro em imagens ou documentos, bem como do antigo traçado da estrada que saía do dito porto até a vila de Torres?
    Obrigada!

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  2. Olá, nasci e me criei nas proximidades do Porto do Estácio, meu avô era funcionário deste porto,ainda possuímos algumas ferramentas que eram usadas na época juntamente com a escada que era utilizada para subir e descer do avião. Quanto a estrada que saia do porto localiza-se próximo ao trevo da Itapeva, anteriormente nas terras do sr. Antônio Graciano,no inicio dos anos 90 as terras foram vendidas para o cônsul da holanda no brasil onde foi instalado ali um criadouro de Rãs para gastronomia, hoje existe apenas uma chácara no local, mas a estrada conhecida como Aterrado ainda existe.

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