quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Presença da Etnia Africana em Torres


     A etnia afro-brasileira tem uma significativa importância na formação da sociedade torrense; há sinais de uma presença forte, como indica os registros de batismo, óbitos e casamentos efetuados na Igreja de São Domingos. Alguns aspectos importantes desta etnia precisam ser ressaltados na historiografia torrense: O primeiro é que os negros formaram a partir da década de 1840, um quilombo no “Morro dos Fornos”, que também era conhecido como o “Morro dos Negros”, as terras ocupadas eram devolutas dos colonos alemães, extremavam com a Colônia São Pedro de Alcântara. Nessa região fizeram seus ranchos, plantaram laranjeiras, fizeram roças e constituíram uma comunidade na mata virgem. Não se sabe ao certo de onde vieram, mas sabe-se que foi durante a Guerra dos Farrapos, e os colonos alemães praticamente não utilizavam o trabalho escravo, salvo o agricultor José Raupp, que era agricultor e comerciante. Em 1849, os quilombolas foram atacados por “capitães do mato” e dispersaram-se.
   O historiador Ruschel apontou algumas curiosidades sobre a etnia africana em terras torrenses, uma delas é que as autoridades públicas de São Domingos das Torres tomaram a iniciativa de abolir a escravatura antes que a Princesa Isabel a assinasse na Corte, foi em 1884, com a Lei municipal expedida pela Câmara Municipal de Torres. Até 1890, com o primeiro Recenseamento Nacional, os “negros” representavam 3% da população torrense, isso devido ao poder aquisitivo baixo da população inicial, e também porque  os donos de propriedades eram adeptos ao trabalho entre familiares, além da proibição dos colonos alemães de utilizar a mão de obra escrava. Também vale acrescentar, que nasceu em Torres, em 1850, Sebastião Serafim Coelho, o nosso personagem da foto que está posando em frente à Igreja de São Domingos, onde podemos avistar antigas casas na “Rua de Baixo” (Rua Júlio de Castilhos) e ao fundo a Lagoa da Vila (do Violão) e alguns casebres margeando o Valão. Sebastião era um ex-escravo que era considerado “santo”, era curandeiro e não cobrava nada pelo atendimento. Morreu com 108 anos em Canoas (RS) onde ainda é lembrado por ter feito alguns milagres. Era muito conhecido na Grande Porto Alegre.



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