Memorial do Balonismo

Em Janeiro de 2011, eu, Jaime Batista, fui chamado pelo secretario da SECTUR Torres (RS), o Sr. José Ivan Pereira, para, colaborar com a Prefeitura Municipal de Torres, através do Sr. Prefeito, João Alberto Machado, a instituir o Memorial do Balonismo de Torres. Primeiramente para ser produzido durante o 23º Festival Internacional de Balonismo e posteriormente organizá-lo em uma seção no Museu Histórico de Torres. Surge então a ideia de produzir um documentário que abordasse a história do balonismo no mundo, contextualizando com o festival de Torres. Na ocasião, eu elaborei um roteiro fazendo uma pesquisa sobre o tema. As fontes em que "bebemos" foi o Arquivo Histórico Municipal, o arquivo digital de fotografias da SECTUR, arquivo   da Air Show (produtora do certame),  sites, blogs e depoimentos de pessoas que se envolveram em algumas das edições. Após eu e Alexandre Cardoso iniciamos a produção do texto sincronizado com o tempo que seria de no máximo 15 minutos. O narrador escolhido para gravar a narração foi José Nilton Teixeira, radialista da Rádio Cultural FM, que participa  todos os anos no Festival. E a produtora de vídeos Alpha fez a edição com a minha direção. O resultado final foi um filme documentário de 18 minutos, que mostra um resumo desde as primeiras tentativas do homem voar começando pela mitologia grega de Ícaro, as experiências de Leonardo Da Vinci, do Padre  brasileiro Bartolomeu de Gusmão, Santos Dumont e outros que se dedicaram ao aeróstato. E após, focando o Festival Internacional de Balonismo desde sua primeira edição, em 1989, em Torres.







      Durante o 23º Festival foi montado um cinema com telão, sonorização de qualidade, 40 lugares e ar-condicionado. No primeiro dia do Festival, o Prefeito Municipal assistiu com sua comitiva à primeira exibição que abriu as sessões  que foram distribuídas em horários a cada 1 hora. Balonistas, alunos, professores, excursões e o público em geral, prestigiaram o Memorial, surtindo muitos elogios, que rendeu a  repetição da mostra do mesmo filme, dessa vez atualizado para a 24ª edição do mesmo festival. 

Paralelo à exibição do filme/documentário, o público pode assistir à Mostra de Fotografias Antigas de Torres e Fotografias de Outros Festivais em duas TVs LCD, emprestadas com o apoio cultural das Lojas Manlec, além da participação dos artistas plásticos: Celina ten Caten, Renata Reis,  Marlon Selva, o poeta Elio Moreira, fotógrafos: Luiz Reis e Adriano Daka, Escola como, Pastor Dohms. a escritora, educadora e cantadora de histórias, Sandra Popoff, animou a criançada com músicas e estorinhas do Balonito. També participou a professora Carla Patricia Horn, que colaborou com a pesquisa para a confecção de um banner sobre a história do festival. houve também uma pareceria com a Focalize TV, que projetou as  sessões do documentário e cobriu o evento transmitindo as imagens no mesmo dia com telas no mesmo estande.

Em 2012, na 2ª edição deste espaço, o balonista e organizador do certame, Bruno Schwartz doou troféus dos primeiros festivais de balonismo de Torres, além de uma réplica do cesto do balão de Santos Dumont, que se encontra na Casa de Cultura Municipal de Torres.




   Outros objetos foram doados para o acervo do Memorial, como fotografias, uma réplica do Balonito, o mascote do festival, que foi confeccionado pelos alunos do Marcílio Dias,  2 panos com  assinaturas dos visitantes do Memorial durante as duas edições. Faz parte do acervo também,  objetos pertencentes à Prefeitura Municipal de Torres, como o mascote Balonito, vários troféus, dois quadros premiados com tema: "Balonismo" e vários cartazes desde a primeira edição. Estão ainda no  Arquivo Histórico do Município: vídeos, fotografias, jornais, documentos, etc. Tudo organizado em pastas para quem queira fazer a sua pesquisa.




Confira o filme: Do Sonho de Ícaro ao 23º Festival Internacional de Balonismo de Torres.



http://www.festivalbalonismo.com.br/?p=1436





Click uma vez em cima das fotos para ampliá-las



















                                                           















   

   













 


 

 
























 

















GALERIA DOS CAMPEÕES



23° Festival Internacional de Balonismo20 a 24 de abril de 2011

          Campeão: Sacha Haim

24° Festival Internacional de Balonismo27 de abril a 1 de maio de 2012

       Campeão: Sacha Haim


Campeão da Prova da Chave em 2011
                                 Edson Buch (Cebo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário