sexta-feira, 29 de março de 2013

Sob as Lentes de Torres








































Dedico este espaço a todos amantes da História de Torres (RS), disponibilizando fotografias e leitura das imagens das mesmas que estão no livro de minha autoria: Sob as Lentes de Torres, que foi lançado na 12ª Feira do Livro de Torres (2012).
Também estarão disponíveis, novas leituras de imagens das fotografias que foram editadas no espaço: A foto e o Fato no Jornal Fato em Foco.
Usarei este espaço para trocar informações a respeito dos registros fotográficos de Torres (RS), com depoimentos para aprimorar nossa pesquisa, além de opiniões, críticas e correções de algum fato mencionado.


Importante: A primeira edição deste livro (1000 cópias) foi financiada pela Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria Municipal de Educação, portanto o mesmo não poderá ser comercializada.








Orelha do Livro

SOB AS LENTES DE TORRES é uma construção que iniciou em 2005, através de um projeto de monitoria (do autor) do curso de Licenciatura de História da UNISUL, que faz uma contextualização, de registros fotográficos antigos e atuais (2006), de vários ambientes de Torres. Esse trabalho evoluiu para uma monografia das imagens de 1900 a 1960 e finalmente (ou inicialmente) para esse livro, que faz leituras de imagens de Torres desde Jean-Baptiste Debret até as tradicionais fotografias de Ídio K. Feltes (fotógrafo pioneiro do século XX de Torres). As imagens foram selecionadas de acordo com os temas que divide-se em assuntos sócio-econômico-culturais do município de Torres, desde o início do Balneário até os anos de 1960. As leituras dos registros fotográficos são da interpretação do autor que convida ao leitor a fazer a sua própria, comungando com a memória do município de Torres.




O Autor


Jaime Luis da Silveira Batista nasceu em Torres em 11/12/1967. Filho de Paulo da Silva Batista e Bernadete da Silveira Batista, que tiveram mais um filho: Paulo da Silveira Batista. Até os 10 anos de idade morou em Passo de Torres (SC), após mudo-se para Torres, onde sempre teve uma ligação muito forte com a cultura e Jaime Luis da Silveira Batista nasceu em Torres em 11/12/1967. Filho de Paulo da Silva Batista e Bernadete da Silveira Batista, que tiveram mais um filho: Paulo da Silveira Batista. Até os 10 anos de idade morou em Passo de Torres (SC), após mudo-se para Torres, onde sempre teve uma ligação muito forte com a cultura e História local. Desde então frequentou, e posteriormente trabalhou, no expediente do tradicional comércio Bazar Praiano (já extinto). Neste local escutou e leu sobre muitas Histórias e estórias de Torres, tanto dos proprietários (pai e tio), quanto dos clientes e amigos que lá se reuniam em rodas de chimarrão (onde aprendeu a fazê-lo com o Cabo Braga). Aos 15 anos passou a ser músico percussionista e flautista, onde tocava com um grupo de samba nas animadas festas que o Farol Hotel proporcionava a seus hóspedes, principalmente aos turistas argentinos. Também teve participações em grupos musicais como Soberanos do Sistema, Alma Nativa, Papo de Anjo, Vulcão de seda, Aruêra, Asas ao Vento (convidado) e Mesa de Bar. Estudou em educandários como a Escola Gov. Ildo Meneghetti em Passo de Torres (SC), Escola São Domingos e Marcílio Dias em Torres. Formou-se em História em 2008 na UNISUL (Araranguá – extensão Passo de Torres) e lecionou desde 2007 no Instituto Vygotsky de Sombrio (SC), nas Escolas Manoel Rodrigues da Silva e Vila Nova de Passo de Torres (SC) (onde leciona atualmente), na Escola Cenecista Durban Ferraz Ferreira e na Escola São Domingos em Torres. Desde 1991 vem atuando no setor cultural, primeiramente  como vice-presidente do Núcleo de Cultura de Torres (já extinto), após passou a ser ativista cultural e co-organizador de festivais musicais como o Fest Torres da Canção e 2º Guarita da Canção.  Autor da exposição em “banners” Torres: uma viajem no tempo, que está no Centro Municipal de Cultura de Torres desde 2006 (daí surge a ideia desse livro). Atualmente coordena o Museu Histórico de Torres e o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria de Torres (interinamente).





Palavras ditas no lançamento do livro

Lembro-me que eu era muito chorão até o começo dos anos de 1990. Recordo que intimamente ou em algumas vezes com alguma companhia, eu chorava por ser sensível aos acontecimentos, sejam alegres ou tristes. Mas lembro-me também, que a partir daí, da década derradeira do século XX, eu sequei as lágrimas, não conseguia mais externar os meus sentimentos, até mesmo quando partia um ente querido. A não ser quando surgiram sentimentos mais fortes ligados ao amor ágape e um amor Eros, ou seja quando nascia um novo amor eu chorava. Assim como nasceu Maria Luisa e Tales, e agora nasce outro filho, SOB AS LENTES DE TORRES. Não é um ser vivo, mas para mim é um filho que tem o meu “DNA”, a minha semelhança, mas que tem a sua personalidade. Se outros virão, podem até serem parecidos, mas esse é único.  Por isso choro novamente. Fato raro, mas inevitável. Até porque a sua essência é sobre a memória de um povo o qual faço parte. Estou tão ligado ao passado de Torres que muitas vezes me vejo caminhando nas ruas que só vi por fotografias, conversando com pessoas que só as vi em uma bela pose de registros fotográficos que se congelaram no tempo. Mas também estou muito ligado ao presente, trabalhando pela cultura e pela memória dessa terra que se intitula a “Mais Bela”, frase da Jovita Esquina, mas que pertence a todos que a admira, a aceita como ela é, preservando-a, modificando-a, respeitando-a como todo filho deve proceder. Tenho dito...




Torres, 21 de agosto de 2012


 Sessão de autógrafos no lançamento do livro 
                                                    Tanise, eu e Tales (meu filho sorridente)
Entrevista com Nelson Perez para Rádio Cultural FM

Os alunos estão lendo o livro que foi distribuído nas escolas. A missão está cumprida!




Confira no facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=367708296674026&set=a.357198137725042.1073741826.100003045758665&type=1&theater&notif_t=like


Baixar Livro Gratuito


Voltar para o site (Sob as Lentes de Torres).




2 comentários:

  1. Congratulations !!!
    Excelente idéia do blog...
    Agora vou me exibir lá em Porto Alegre com o livro(que diga-se de passagem precisa do teu autógrafo) e agora com o blog...
    bjo compadre
    Mi

    ResponderExcluir
  2. Obrigado comadre! Fique atenta que eu vou colocar apartir de hoje novas postagens.

    ResponderExcluir