sábado, 27 de abril de 2013

O Velho Chalé e as Barraquinhas

Chalé na Praia Grande, 1948.Fonte: Acervo Ênio Rosa, 2006. legenda

Nesta imagem de 1948, percebemos a invasão imobiliária na orla litorânea, cuja construção de grandes residências para veraneio já despontam na paisagem. Os grandes sobrados em madeira de lei em estilo inglês passaram a dar um toque de requinte ao balneário. Esse belo chalé era de propriedade da Sra. Marieta Chaves Barcelos, tradicional veranista de Torres. Na faixa da areia é possível ver as cadeiras com sombreiros para o descanso e conforto dos veranistas. Esse luxo e comodidade era privilégio apenas dos turistas que os alugassem ou então que fossem sócios da SAPT (Sociedade dos Amigos da Praia de Torres).



Barraquinhas da SAPT, 1950.
Fonte: Acervo Casa de Cultura do Município de Torres, 2006.

A Praia Grande na década de 1950, passou a ser um ponto de referência para quem buscava o “glamour” no balneário de Torres. As construções imponentes, espaço amplo para lazer, vigia permanente de salva-vidas no alto da Torre e as cadeiras dotadas de sombreiros, ou toldos, para quem desejava proteger-se do excesso de sol. A imagem é típica de uma praia europeia do litoral mediterrâneo, capaz de confundir qualquer leitor se não houvesse referências, o que denota resquícios dos “Anos Dourados” no Brasil.



Vista Parcial da Praia Grande, década de 1950.Fonte: Acervo Casa de Cultura do Município de Torres, 2007.
Aqui temos avistamos parcialmente a Praia Grande, foto aérea tirada na década de 1950. Nela podemos ver em destaque grandes edifícios que despontam na paisagem litorânea. Ao fundo observam-se dunas e as “três torres”. Na área de banhos o destaque fica por conta dos toldos com bancos para veranistas dispostos em fila (barraquinhas), dando ao lugar um aspecto das áreas de veraneio da “Riviera Francesa[1]” na Europa.




Barraquinhas antigas com o Quadrado do Picoral ao fundoFonte: Centro Municipal de Cultura de Torres


A foto acima complementa o tema, comprova que nos tempos do Balneário Picoral já havia as barraquinhas com aspecto mais simples, sem os bancos. Logo se deduz que Picoral trouxe tal ideia da Europa, pois conforme RUSHEL, (1986), apud ELY, (2004) o empreendedor torrense viajava para outros locais de turismo para trazer inovações à vila das Torres. A SAPT, então, aprimorou as barraquinhas continuando com essa prática até a década de 1990, pois uma decisão judicial obrigou o clube a retirar todas elas.




[1] Também chamada de Costa Azul, esta região é considerada uma das áreas mais luxuosas , caras e sofisticadas do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário