sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Futebol: um esporte popular no balneário de Torres




Estas images fotográficas de 1929 mostram uma partida de futebol à beira mar. Quem me passou essa foto foi a Sra. Maria Helena Lima, filha de Élcio Lima, esse, pai de um grande jogador de futebol, o popular Olímpio Lima. O Sr. Élcio Lima, que foi o primeiro eletricista de torres, também jogava futebol, além de ser um dos primeiros fotógrafos amadores de Torres. Sua máquina fotográfica está exposta no Museu Histórico de Torres. Poderia ser ele o fotógrafo desta imagem histórica, ou estar entre os atletas.
 O local da competição foi nas mediações da atual Praça Borges de Medeiros. Podemos imaginar que neste local havia um campo de futebol, pois ainda está preservada a grama original, um verdadeiro tapete verde onde podemos passar momentos de lazer com amigos e parentes, tomando um topetudo chimarrão nos tradicionais domingos na Prainha.
Os registros chamam a atenção, pela partida ter sido fotografada em movimento, fato não muito comum para a época, pois de todo o acervo fotográfico conhecido pelos torrenses, no tema futebol, em sua grande maioria são de jogadores parados posando para a lente do fotógrafo.




 Podemos observar também a partida sendo assistida por um grupo de pessoas bem trajadas (1ª foto), o que nos leva a crer que na década de 1920 o futebol já era um esporte popular em São Domingos das Torres. Outra constatação é que os jogadores estão todos uniformizados. Comprova-se então, que os futebolistas torrenses levavam muito a sério ao esporte mais popular do Brasil, que estava “engatinhado”. Isto justifica a tradição de termos bons jogadores por aqui.
Outra curiosidade, é que se observar a 1ª fotografia com uma lupa (prática que costumo fazer em minhas leituras das imagens) pode-se observar o guarda valas, como era chamado o goleiro, usando uma boina. E a segunda pessoa da esquerda para direita, que não está trajando uniforme, parece ser o juiz da competição usando um chapéu, uma situação muito engraçada para a atualidade; além de todos os cavalheiros atrás da goleira, que também estavam com chapéus, como era de costume, mas certamente num dia ensolarado no balneário, em uma época que não havia protetor solar.




Um comentário:

  1. Muito bom imagens históricas e inéditas. Parabéns
    Estou publicando informações sobre o futebol de Torres. abr
    http://timesdors.blogspot.com.br/search?q=torres

    ResponderExcluir